
Descrição das Vagas
A Consultora Knowledge Grows SA, no âmbito da implementação da Componente 3 do Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral (PCCAA), pela Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze (ADVZ), e financiado pelo Banco Mundial, pretende contratar 03 Formadores Locais por província (Niassa, Tete e Zambézia) para as seguintes áreas:
- Comércio Internacional (Práticas Aduaneiras)
- Género e Violência Baseada no Género (VBG)Empreendedorismo e Literacia Financeira
Requisitos Gerais (variando conforme a área):
- Formação média/superior e de preferência, residente na província a qual concorre para a vaga (Niassa, Tete ou Zambézia);
- Experiência comprovada em actividades de formação comunitária e/ou técnica;
- Conhecimentos das línguas locais da província a que concorre (obrigatório);
- Boa capacidade de comunicação, facilitação e elaboração de relatórios;
- Capacidade de Actuação Multidisciplinar:
- Trabalhar em equipe com profissionais de outras áreas;
- Experiência em formação de adultos e metodologias participativas;
- Formação académica e experiência profissional de acordo com cada área (ver TdR completo).
1) (03) Formadores na área de Comercio Internacional (Niassa, Tete e Zambézia)
O Formador em comercio Internacional ou praticas aduaneiras, terá como principais atribuições :
- Apoiar e participar na implementação do Projecto de Comércio e Conectividade da África Austral (PCCAA) ;
- Integrar os Centro de Apoio Fronteiriço (CAF) como espaços práticos de aprendizagem e apoio aos formandos;
- Garantir a implementação de guias simplificadas de boas práticas aduaneiras e disponibilizar modelos de documentos (facturas, DU, certificados); e
- Produzir relatórios mensais de actividades com reporte dos impactos e recomendações para melhoria contínua da formação.
Responsabilidades
- Preparar conteúdos formativos sobre documentação e requisitos aduaneiros, regras de origem e benefícios dos acordos regionais (SADC), boas práticas logísticas de transporte, armazenagem , acondicionamento e gestão de riscos com base no manual do formador;
- Facilitar sessões teórico-práticas usando metodologias participativas;
- Garantir que os formandos saibam preencher correctamente facturas, DU e certificados;
- Promover visitas de campo aos CAF e postos fronteiriços para aprendizagem prática; e
- Avaliar conhecimentos adquiridos e elaborar relatório de avaliação com recomendações.
Qualificações, Conhecimento e Experiência
- Licenciatura em Comércio, Direito, Economia, Gestão, Logística ou médio profissional em Aduaneiro;
- Experiência mínima de 2 anos em práticas aduaneiras, comércio transfronteiriço ou logística;
- Conhecimento comprovado sobre procedimentos aduaneiros e boas práticas logísticas e de armazenagem transfronteiriça;
- Experiência e/ou capacidade de trabalhar com pequenos comerciantes e associações em contextos comunitários; e
- Fluência em Português , línguas locais e noções de Inglês.
2) (03) Formadores na área de Género e VBG (Niassa, Tete e Zambézia)
O formador local, será responsável por implementar formações em Género e VBG, visando:
- Sensibilizar sobre os direitos das mulheres, igualdade de género e prevenção da VBG;
- Fortalecer mecanismos comunitários de denúncia, encaminhamento e apoio as vítimas de VBG;
- Prevenir casos de violência doméstica;
- Promover paz, respeito e boa convivência entre jovens, homens e mulheres;
- Envolver homens, mulheres em jovens praticas de convivência pacifica e de não-violência;
- Garantir a integração de aspectos de género em actividades económicas, sociais e comunitárias.
Responsabilidades
- Realizar sessões de conversa e ensino sobre Género e VBG em comunidades, mercados, nas linhas de fronteira com o Malawi e associações de produtores agrícolas;
- Usar exemplos simples, com jogos, histórias e dinâmicas fáceis de entender os aspectos de VBG;
- Trabalhar em conjunto com líderes comunitários, associações e autoridades locais e parceiros que trabalham na área de VBG;
- Garantir a participação de mulheres, homens e jovens nas actividades a serem desenvolvidas pela consultoria e outras relacionadas com o PCCAA;
- Apoiar o encaminhamento de casos de violência para autoridades e serviços de saúde e da polícia;
- Elaborar relatórios das actividades realizadas e seus impactos e recomendações.
Qualificações, conhecimento e experiência
- Licenciatura Ciências Sociais(Antropologia, Sociologia, Direito, Psicologia, Pedagogia) ou outras áreas afins, será uma vantagem;
Fluência em Português , línguas locais e noções de Inglês . - Ter boa capacidade de comunicação e escuta;
Habilidades para trabalhar com pessoas e comunidades; - Experiência em actividades comunitárias é uma vantagem;
- Conhecimento da Rede de Proteção e Autocuidado e Resiliência.
3) (03)Formadores na área de Empreendedorismo e Literacia Financeira (Niassa, Tete e Zambézia)
O formador local, terá como atribuições:
- Implementar formações práticas e contextualizadas em empreendedorismo e literacia financeira, alinhadas aos conteúdos do Manual de Literacia Financeira e Digital;
- Melhorar a gestão financeira e empresarial dos pequenos comerciantes e produtores ou associações;
- Promover a utilização de carteiras digitais e soluções financeiras inclusivas;
Incentivar práticas de poupança, planeamento e reinvestimento produtivo; - Apoiar o fortalecimento de associações e cooperativas.
- Lecionar módulos de gestão de negócios: desenvolvimento de plano de negócios, estratégias de marketing, atendimento ao cliente e gestão de stock;
- Introduzir e treinar na utilização de ferramentas financeiras digitais (.exemplo, carteiras móveis, transferências bancárias, pagamentos digitais) para facilitar transações comerciais e melhorar a segurança.
- Apoiar a formalização de negócios e elaboração de contratos comerciais, bem como o fortalecimento de associações/cooperativas para acesso a mercados e financiamento.
Responsabilidades
- Facilitar sessões de formação práticas em gestão de negócios, literacia financeira e utilização de carteiras digitais.
- Adaptar conteúdos e usar metodologias participativas para grupos com baixa escolaridade.
- Coordenar com líderes comunitários e associações para a mobilização de participantes e condução dos treinamentos aos beneficiários.
- Recolher dados de participação, assegurando a desagregação por género, e preparar relatórios mensais detalhados com indicação dos impactos e recomendações.
- Garantir a criação de um ambiente de formação seguro e inclusivo para todos os participantes, prevenindo casos de VBG.
- Promover activamente a inclusão de mulheres, jovens e grupos vulneráveis em todas as actividades a serem desenvolvidas no âmbito do projecto.
Qualificações, Conhecimento e Experiência
- Formação superior ou técnico-profissional em Economia, Gestão, Finanças, Empreendedorismo, Agronomia ou áreas afins;
- Experiência mínima de 2 anos em formação de adultos, educação financeira ou empreendedorismo;
- Conhecimentos sólidos sobre gestão de pequenos negócios, literacia financeira e ferramentas digitais;
- Fluência em português e domínio de línguas locais e conhecimentos de inglês;
- Experiência em trabalhar com comunidades vulneráveis, incluindo mulheres e jovens;
- Boas competências de comunicação, facilitação e elaboração de relatórios.
Duração:
O contrato, terá a duração de 6 meses, com possibilidade de extensão, dependendo desempenho.
Prazo e Documentos de Candidatura:
Os candidatos interessados devem enviar os seguintes documentos para o email: consultingknowledgegrows@gmail.com, com o assunto “Candidatura a Formador Provincial – (Nome da Província)” e área de candidatura até à data de 03 de Outubro à 17 de Outubro de 2025, com os seguintes documentos:
- Curriculum Vitae actualizado (ou breve descrição da experiência comunitária);
- Cópias de certificados Académicos e de formações realizadas;
- Pelo menos 2 contactos de referência.
Nota: Apenas os candidatos pré-selecionados serão contactados para entrevistas. As candidaturas femininas são fortemente encorajadas.
Para mais informações sobre as vagas, aceda o link: https://docs.google.com/document/d/1gGAfotk55V3wCRnHUi0NdbRfaPYJ78t0/edit?usp=sharing&ouid=106108698429736380757&rtpof=true&sd=true
Junte-se a nós para impulsionar o comércio local e o desenvolvimento comunitário!
Marcado como: Knowledge Grows SA
Localização:Tete Zambézia Niassa